Prefeitura de Epitácio disponibiliza gratuitamente prótese dentária à população

0
4

Por meio da Secretária Municipal de Saúde, a prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, disponibiliza serviço de prótese dentária para toda a população do município. Ao todo são instaladas mensalmente 21 próteses dentárias aos pacientes que utilizam a rede SUS (Sistema Único de Saúde) em Epitácio.

A ação faz parte do programa Brasil Sorridente, um programa do governo federal que garante ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira ampliando o acesso ao tratamento odontológico gratuito. Epitácio recebe mensalmente R$ 7.500,00 para realização dos procedimentos. É instalada prótese total superior e inferior, e parcial.

De acordo com a coordenadora de saúde bucal do município Noeli Sanches Leite Patara, os pacientes fazem todos os processos clínicos nas Unidades de Saúde e, aqueles que necessitam das próteses, são encaminhados para a moldagem e execução. Todo o processo está sob a coordenação da dentista.

“A importância desse Programa é conseguir resgatar a dignidade dos pacientes, elevando a autoestima. As pessoas que não possuem dentes encontram dificuldades para conseguir emprego, não sorriem direito, também encontram dificuldades para falar e se alimentar, como já tivemos vários casos de idosos que estavam perdendo peso, devido a esse problema”, disse a coordenadora do projeto.

O programa atende todas as pessoas que tiver ausência total ou parcial dos dentes, ou que precise trocar sua prótese antiga por uma nova. Os interessados podem procurar sua Unidade Básica de Saúde, apresentando a carteirinha do SUS, e marcar uma avaliação com o cirurgião dentista. Assim que o tratamento estiver concluído, o paciente receberá um encaminhamento e agendará a moldagem. Em algumas semanas, o paciente receberá sua prótese.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here